Presidente Bill Clinton na Universidade Europeia

Presidente Bill Clinton na Universidade Europeia

https://www.europeia.pt/presidente-bill-clinton-universidade-europeia

sem-tituloPresidente Bill Clinton presente na Universidade Europeia

Para uma plateia de mais de 500 participantes, o antigo Presidente falou sobre a actual situação económica mundial e reforçou a importância da frequência universitária para fazer face ao desemprego

No dia 29 de Maio de 2014, a Universidade Europeia teve a honra de receber o antigo Presidente dos EUA e Chanceler Honorário da Laureate International Universities, Bill Clinton, numa conferência subordinada ao tema da actual situação económica mundial.

O antigo Presidente começou por elogiar o percurso dos portugueses que conseguiram, de forma notável, ultrapassar os enormes obstáculos financeiros que lhes têm vindo a ser colocados, sobretudo nos últimos 2 anos, reforçando que agora é o momento de reestruturar a nossa divida financeira, de modo a que consigamos atingir um crescimento económico que passe de 1% para 3% e para que sejamos mais atractivos em termos de investimento estrangeiro.

É essencial criar emprego, gerar riqueza, assumindo a educação e, em especial, o ensino superior, um papel fundamental para que sejam criadas novas oportunidades. «O investimento no ensino tem uma importância estratégica porque permite maximizar as nossas oportunidades», referiu Bill Clinton, afirmando que nos EUA, por exemplo, a taxa de desemprego dos diplomados é um terço de quem não tem formação académica.

Ao longo da sua exposição, o Presidente Bill Clinton respondeu ainda a algumas questões colocadas pelos estudantes das Universidade Europeia, uma delas relacionada com o Sonho Europeu e outra com a interdependência da economia, a nível global. Relativamente à Europa, Clinton diz continuar a acreditar no Projecto Europeu, apesar de considerar pertinente uma reflexão após os resultados das últimas eleições europeias. Relativamente à economia global, o antigo Presidente pediu desculpa pelo facto da crise financeira ter iniciado nos EUA, com graves repercussões para a Europa e para Portugal, o que mostra o quão interdependente estão hoje as economias de todos os países.

Clinton, respondendo a uma última questão, sublinhou ainda a importância da responsabilidade social das empresas, salientando que a mesma começa pelo respeito e dedicação aos colaboradores.

A assistir ao evento estiveram aproximadamente 500 estudantes, bem como uma audiência onde se destacam personalidades como António Pires de Lima, Ministro da Economia, Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência, José Ferreira Gomes, Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Gonçalves, Secretário de Estado de Inovação, Investimento e Competitividade, Miguel Frasquilho, Presidente da AICEP, Nuno Amado, Presidente do BCP, Vasco Rato, Presidente da FLAD e Robert Sherman, Embaixador dos EUA, entre outros.

Faça clique sobre os títulos para ver os seguinte ficheiros:

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s